Eficiência energética, carência e arquitetura
A automação predial e residencial pode propiciar grandes níveis de economia de energia, garantindo que sua casa ou prédio use recursos como água e eletricidade de forma mais eficaz, reduzindo o desperdício de todo o prédio ou da residência.
Além de aumentar consideravelmente o conforto e a segurança de um imóvel, prédio ou residência, a automação residencial pode ajudar a aumentar a economia de recursos energéticos de forma muito eficiente, levando a uma economia de dinheiro e recursos, especialmente no longo prazo. A automação predial ou residencial, pode fazer uma grande diferença para o meio ambiente e, como resultado, investidores, construtores, engenheiros e moradores também economizam.
As principais formas utilizadas na automação predial para se alcançar eficiência energética são:
Climatização – através do uso de termostatos inteligentes, é possível mantêm seus custos de aquecimento e resfriamento em níveis acessíveis e desejáveis. Este tipo de dispositivo monitora o uso de energia dentro das residência, bem como o controle de temperaturas externas, ajudando a aquecer ou resfriar seu imóvel casa da maneira mais eficiente possível. Através de uma gestão eficiente e automatizada da temperatura do imóvel, aproveitando ao máximo recursos naturais como luz exterior e o calor do sol, um sistema de automação predial como KNX é capaz de reduzir o consumo de energia de forma constante e sem diminuir o conforto para os residentes.
Controle da Iluminação – para se alcançar um nível de eficiência energética desejável, é impossível não controlar o sistema de iluminação do imóvel. Os controles de iluminação podem ser configurados através de temporizadores, evitando que as luzes permaneçam acesas o dia todo ou a noite inteira, por exemplo. Muitas lâmpadas inteligentes também funcionam com sensores de movimento, detectando inclusive a presença de pessoas no local. Essas lâmpadas respondem às pessoas que entram e saem de uma sala por exemplo, gerando uma grande economia de energia elétrica e dinheiro.
Gerenciamento de energia – os dispositivos de gerenciamento de energia incluem medidores de energia e interruptores inteligentes. Esses aparelhos podem desligar luzes e eletrodomésticos, economizando energia e reduzindo custos.