Automação no brasil e no mundo
A automação predial no Brasil ainda é pequena, quando comparada com países como Alemanha e EUA. Entretanto, o mercado está crescendo rapidamente, com milhões de residências no país buscando formas mais eficientes e confortáveis de operar e interconectar seus eletrônicos e eletrodomésticos. Enquanto no mundo o mercado cresce a 10% ao ano, estima-se que no Brasil o crescimento atual é na faixa dos 20%.
Dificuldades inerentes da cultura e da economia brasileira tendem a atrasar o processo de investimento, que pode ser muito alto para nossos padrões, na automação predial. Um prédio construído desde o início com a automação predial em mente, precisa de mais investimentos e oferece custos maiores a seus investidores. Como a maior parte dos fabricantes e padrões são europeus, o custo para o brasileiro (em reais, uma moeda fraca) torna-se ainda mais alto.
Mesmo assim, aos poucos, vem chegando cada vez mais em nossa industria os mais modernos processos de automação predial. Isso acontece devido a grande economia gerada no longo prazo, especialmente para prédios e edifícios de grande porte, que demandam muita manutenção.
Com a automação predial, por exemplo, é possível vizualizar em uma tela central, todas as lampadas de um edificio, indentificar aquelas que estão queimadas e enviar uma equipe diretamente para quele ponto. Esse é um cenário real onde a automação predial é a grande responsável por tornar possível a iluminação eficiente de grandes aeroportos e estações de metros em todo mundo.