Desvantagens do KNX
Principais desvantagens do KNX no Brasil
O KNX é um padrão moderno e bem estabelecido na Europa. Em outros continentes entretanto, ele ainda está em fase de penetração. Isso significa que a maior parte dos fabricantes certificados KNX estão fora de nosso país, consequentemente os componentes de automação terão que ser trazidos, resultando na necessidade de importação de equipamentos e componentes.
Devido à situação fiscal e economica do Brasil, a importação pode ser custosa e onerosa para os envolvidos.
Outro aspecto desfavorável é a pequena comunidade de integradores e prestadores de serviços fora da Europa, gerando uma certa escassez de mão de obra local. Não que seja difícil encontrar um profissional KNX, mas o número deverá crescer bastante nos próximos anos.
Consequentemente o custo da mão de obra de um profissional KNX no Brasil pode ser mais alto. Além da formação técnica adicional, ele precisa ter acesso ao conhecimento a partir de uma comunidade reduzida de profissionais capazes de certificar e treinar com a qualidade demandada pela associação.
Fala-se muito também da questão da segurança de um padrão aberto como o KNX. Embora seja extremamente seguro, ainda conta com desafios a serem superados neste quesito, por isso a Associação KNX está constantemente inovando e trazendo eventos de segurança para estimular técnicos e hackers a colaboarem com a segurança do standard.
Buscamos parcerias e clientes
Construtoras, engenheiros, arquitetos, investidores, revendas, etc
Entre em contato agora mesmo conosco